A Alemanha pagou hoje juros baixos recordistas para rolar sua dívida pública. Vendeu 3,44 bilhões de euros em títulos de dois anos de prazo a juros de 0,17% ao ano, abaixo do 0,29% do leilão anterior, realizado em 14 de dezembro de 2011. A procura foi 2,2 vezes maior do que a oferta.
No Reino Unido, o rendimento dos bônus da dívidas pública com 10 anos de prazo bateu seu próprio recorde, caindo de 1,93% no fim de dezembro para 1,917%. Com a economia estagnada, o desemprego em alta e a inflação em queda, a expectativa é que o Banco da Inglaterra amplie seu programa de compra de títulos públicos para aumentar a quantidade de dinheiro em circulação.
Os dois países se beneficiaram da perda da nota máxima de crédito pela França e a Áustria, que diminuiu a oferta de títulos AAA.
Apesar do rebaixamento de seus títulos para lixo pela agência de classificação de risco Standard & Poor's na última sexta-feira, Portugal vendeu bônus com três, seis e 11 meses de prazo no valor total de 2,5 bilhões de euros, com procura três vezes superior à oferta.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário