quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Alemanha e Reino Unido pagam juros menores

A Alemanha pagou hoje juros baixos recordistas para rolar sua dívida pública. Vendeu 3,44 bilhões de euros em títulos de dois anos de prazo a juros de 0,17% ao ano, abaixo do 0,29% do leilão anterior, realizado em 14 de dezembro de 2011. A procura foi 2,2 vezes maior do que a oferta.

No Reino Unido, o rendimento dos bônus da dívidas pública com 10 anos de prazo bateu seu próprio recorde, caindo de 1,93% no fim de dezembro para 1,917%. Com a economia estagnada, o desemprego em alta e a inflação em queda, a expectativa é que o Banco da Inglaterra amplie seu programa de compra de títulos públicos para aumentar a quantidade de dinheiro em circulação.

Os dois países se beneficiaram da perda da nota máxima de crédito pela França e a Áustria, que diminuiu a oferta de títulos AAA.

Apesar do rebaixamento de seus títulos para lixo pela agência de classificação de risco Standard & Poor's na última sexta-feira, Portugal vendeu bônus com três, seis e 11 meses de prazo no valor total de 2,5 bilhões de euros, com procura três vezes superior à oferta.

Nenhum comentário: