sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

S&P rebaixa crédito de nove países da Eurozona

Por considerar que "as iniciativas tomadas pela União Europeia nas últimas semanas foram insuficientes para resolver totalmente os estresses sistêmicos da Zona do Euro", a agência de classificação de risco Standard & Poor's confirmou no início da noite de hoje o rebaixamento das notas de crédito da França e outros oito dos 17 países do bloco que adotam o euro como moeda comum.

No início da tarde, o governo francês tinha admitido a perda da nota máxima (AAA). O crédito da França caiu em um grau para AA+. A cem dias do primeiro turno da eleição presidencial, é um duro golpe no presidente Nicolas Sarkozy. O candidato socialista e líder nas pesquisas, François Hollande, disse que "foi um rebaixamento do sarkozismo".

A Áustria também perdeu sua nota máxima, mantida pela Alemanha, a  Finlândia, a Holanda e Luxemburgo.

A dívida da Itália, de 1,9 trilhão de euros, a que mais preocupa, foi rebaixada em dois graus, de A para BBB+. A Espanha, a segunda maior economia em dificuldade para pagar sua dívida pública, também caiu dois graus, de AA- para A.

Portugal foi de BBB- para BB. Sua dívida agora é considerada investimento especulativo, lixo, o que costuma impedir investimento de fundos de pensão.

Só Portugal e a Grécia, o país em pior situação na crise das dívidas públicas, em recessão há três anos e sem qualquer expectativa de crescimento, estão nesta categoria. Seus títulos foram considerados papéis podres.

Chipre, Eslováquia, Eslovênia e Malta também tiveram suas notas de crédito rebaixadas.

Nenhum comentário: