sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Romney supera Gingrich em debate na Flórida

Com seu desempenho mais agressivo até agora, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney foi considerado o vencedor do debate entre os pré-candidatos do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos na eleição de novembro de 2012, superando o ex-presidente Newt Gingrich, que ganhou a eleição primária na Carolina do Sul há seis dias.

Nas últimas semanas, os outros aspirantes da oposição vêm atacando a vida empresarial de Romney, um magnata que ganhou mais de US$ 40 bilhões nos últimos dois anos e pagou menos de 15% de imposto de renda, suas ligações com o mal-afamado banco de investimentos Goldman Sachs e suas contas bancárias na Suíça e nas ilhas Cayman.

Ontem à noite, o ex-governador partiu para o ataque. Acusou Gingrich de ser frouxo com imigrantes ilegais. Em debate anterior, o ex-presidente da Câmara sugeriu que os imigrantes ilegais honestos, que trabalham, pagam seus impostos e respeitam a lei devem ter o direito de ficar no país.

É um tema importante, escolhido para infligir o maior dano possível num estado como a Flórida. Em entrevista a uma rádio que transmite em espanhol, Gingrich tinha acusado Romney de ser contra os imigrantes. A resposta de Romney foi o primeiro ataque: "É indesculpável, inflamatório e inapropriado". Foi aplaudido.

Populista e manipulador como de costume, Gingrich insistiu na sua linha de raciocínio para caracterizar Romney como frio, calculista e impiedoso: "Como descrever alguém que acredita que deportar um avô ou uma avó de uma família é uma boa ideia".

Romney foi direto na resposta: "Você sabe que nosso problema não são 11 milhões de vovós".

Não foi um nocaute, mas pela primeira vez Romney levou vantagem nítida sobre seu adversário, um falastrão e pseudointelectual que seria um oponente mais fácil para o presidente Barack Obama. O partido ficou mais confiante no ex-governador, que, se vencer as primárias, terá de enfrentar um formidável debatedor como Obama.

Os outros candidatos, o deputado libertário Ron Paul e o ex-senador ultraconservador Rick Santorum, foram apenas coadjuvantes, comenta o jornal The Miami Herald.

Nenhum comentário: