quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Perry apoia Gingrich para a Casa Branca

Ao anunciar sua saída da disputa pela candidatura do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos, o governador do Texas, Rick Perry, acaba de dar apoio ao ex-presidente da Câmara Newt Gingrich, que descreveu como um verdadeiro conservador capaz de reformar o país e restabelecer sua glória.

Em tom sombrio, cabisbaixo, Perry disse que volta para casa de cabeça erguida para reavaliar sua campanha. A imagem indicava o contrário.

Nas duas eleições prévias realizadas até agora, Perry teve menos de 10% dos votos. Como o custo das campanhas eleitorais nos EUA é muito alto, especialmente para a Casa Branca, ele resolveu desistir.

Ex-piloto da Força Aérea, declarou que o importante é cumprir a missão e indicou Gingrich como o mais indicado para derrotar o presidente Barack Obama e recuperar a economia dos EUA.

Antes da decisiva eleição primária da Carolina do Sul, em 21 de janeiro, o ex-presidente da Câmara também recebeu o apoio da ex-governadora do Alasca Sarah Palin, candidata a vice na chapa derrotada por Obama em 2008.

Palin é outra grande decepção da campanha republicana. Depois de flertar com a opinião pública e fazer fortuna com livros e programas de televisão, ela decidiu não lançar sua candidatura. Ironicamente, era a favorita da direita republicana e do governo Obama, que a vê como uma radical com problemas com o eleitorado centrista.

O bom trânsito junto aos independentes é o grande trunfo do favorito entre os republicanos, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney. Dos atuais nomes republicanos, é o mais temido pelo Partido Democrata.

Nenhum comentário: