quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Chefe do Crescente Vermelho é morto na Síria

Apesar de viajar num carro claramente identificado como de ajuda humanitária, o secretário-geral do Crescente Vermelho na Síria, Abdal Razzaq Jbeiro, foi morto ontem quando viajava de Alepo para Damasco. O Crescente Vermelho é a Cruz Vermelha dos países muçulmanos.

No segundo dia seguido da violentos combates na cidade de Hama, morreu ontem o padre Basilious Nasser, da Igreja Ortodoxa Grega. A imprensa oficial da ditadura síria atribuiu o crime a um "grupo terrorista armado", mas os rebeldes afirmam que o padre foi morto por atiradores do regime, noticia o jornal The New York Times.

Hoje os manifestantes que há mais de dez meses lutam pela liberalização do regime a um custo de mais de 5 mil mortes voltaram a enfrentar as forças de segurança nos arredores da capital síria.

Os países árabes e vários países ocidentais estão pressionando o Conselho de Segurança das Nações Unidas a endossar o plano de paz da Liga Árabe, que propõe o fim imediato da violência, o afastamento do ditador Bachar Assad, um diálogo para formar um governo de união nacional e eleições democráticas.

Em entrevista à televisão pública britânica BBC durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, o secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, acusou Assad de não atender a suas ligações telefônicas.

Nenhum comentário: