Sob o impacto da crise das dívidas públicas na Europa, do iene sobrevalorizado e dos desastres naturais, o Japão teve em 2011 seu primeiro déficit comercial em mais de 30 anos, de US$ 32 bilhões. As importações cresceram 12%, enquanto as exportações caíram 2,7% no ano passado, informa o jornal inglês Financial Times.
Os analistas temem que seja uma mudança estrutural, com o esgotamento do modelo exportador que promoveu o o milagre econômico japonês na segunda metade do século passado, observa The Wall St. Journal.
Sob pressão das forças da globalização econômica e dos altos custos internos, as companhias transnacionais japonesas transferem cada vez sua produção para o exterior, especialmente para outros países da Ásia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário