sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

China condena terceiro dissidente num mês

O defensor dos direitos humanos Li Tie se tornou o terceiro dissidente chinês condenado em menos de um mês por subversão contra o poder do Estado. É mais um sinal de aumento da repressão política para evitar revolta no estilo da Primavera Árabe num ano de troca de liderança na China.

Li, um escritor e ativista político de 52 anos, foi condenado a dez anos de prisão em 18 de janeiro de 2012 pelo Tribunal Popular Intermediário de Wuhan, capital da província de Hubei, por subverter o poder do Estado, uma acusação mais grave do que a denúncia inicial de incitar à subversão.

Ele foi preso em setembro de 2010. Seu julgamento começou em abril do ano passado. As acusações incluíram pertencer ao Partido Social-Democrata, que é ilegal, noticia o jornal The New York Times.

No fim de dezembro de 2011, Chen Wei, um ativista da província de Sichuã, foi sentenciado a nove anos de cadeia por subversão. Na província de Guizhou, Chen Xi pegou dez anos pelo mesmo motivo.

Outro escritor e ativista, Zhu Yufu, foi denunciado por subversão por escrever um poema conclamando as autoridades chinesas a se reunir para promover a liberdade.

Nenhum comentário: