A economia mundial deve crescer 2,5% em 2012 e não 3,6% como previsto em junho de 2011, anunciou hoje o Banco Mundial, atribuindo a deterioração das expectativas sobretudo à crise das dívidas públicas dos países da Zona do Euro.
Com a crise nos países ricos, os países em desenvolvimento devem crescer 5,4%, em vez de 6,2% da previsão anterior, informa o jornal francês Le Monde.
O Banco Mundial aconselha "os países em desenvolvimento a avaliar suas vulnerabilidades e se preparar para futuros choques enquanto ainda há tempo", advertindo que "a possibilidade de uma escalada na crise da Europa não pode ser descartada".
Na análise do banco, os países em desenvolvimento tem hoje menos margem de manobra para adotar medidas monetárias e fiscais para estimular o crescimento.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário