segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

UE boicota petróleo do Irã

O Conselho de Ministros do Exterior da União Europeia decidiu hoje impor um embargo à compra de petróleo do Irã. A comissária europeia para relações exteriores, Catherine Ashton, declarou que o objetivo é pressionar a república islâmica a voltar a negociar a questão nuclear e a não fabricar armas atômicas.

As sanções se aplicam imediatamente para novos contratos. Os já existentes serão mantidos até 1º de julho. A UE compra hoje cerca de 20% do petróleo iraniano, noticia a televisão pública britânica BBC.

Essas novas medidas europeias são aprovadas no momento em que os Estados Unidos apertam o boicote financeiro ao Irã, penalizando empresas que façam negócios com o banco central do país. Na prática, isso impede transações com a ditadura teocrática de Teerã. Os EUA e a Europa também pressionam os países asiáticos para que comprem menos petróleo iraniano.

O porta-aviões americano Abraham Lincoln, uma fragata britânica e um navio de guerra francês cruzaram o Estreito de Ormuz e entraram no Golfo Pérsico, apesar da ameaça do Irã de reagir à movimentação de forças perto de seu território, inclusive de fechar a via marítima por onde passam 20% do petróleo mundial.

Nenhum comentário: