O Conselho de Ministros do Exterior da União Europeia decidiu hoje impor um embargo à compra de petróleo do Irã. A comissária europeia para relações exteriores, Catherine Ashton, declarou que o objetivo é pressionar a república islâmica a voltar a negociar a questão nuclear e a não fabricar armas atômicas.
As sanções se aplicam imediatamente para novos contratos. Os já existentes serão mantidos até 1º de julho. A UE compra hoje cerca de 20% do petróleo iraniano, noticia a televisão pública britânica BBC.
Essas novas medidas europeias são aprovadas no momento em que os Estados Unidos apertam o boicote financeiro ao Irã, penalizando empresas que façam negócios com o banco central do país. Na prática, isso impede transações com a ditadura teocrática de Teerã. Os EUA e a Europa também pressionam os países asiáticos para que comprem menos petróleo iraniano.
O porta-aviões americano Abraham Lincoln, uma fragata britânica e um navio de guerra francês cruzaram o Estreito de Ormuz e entraram no Golfo Pérsico, apesar da ameaça do Irã de reagir à movimentação de forças perto de seu território, inclusive de fechar a via marítima por onde passam 20% do petróleo mundial.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário