Os Estados Unidos reestabeleceram hoje relações diplomáticas com Mianmar, reconhecendo medidas para liberalizar uma das ditaduras mais fechadas do mundo, que incluem um cessar-fogo com os rebeldes da minoria karen anunciado ontem e a libertação de 651 presos políticos a partir de hoje, noticiou agora há pouco o jornal The New York Times.
Mianmar, a antiga Birmânia, sai do isolamento depois de 50 anos de ditaduras militares que pretendiam impor uma espécie de socialismo. Só conseguiram transformar um dos maiores produtores mundiais de arroz num país pobre e atrasado.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário