O ex-presidente da Câmara New Gingrich venceu hoje a eleição primária do estado da Carolina do Sul para escolher o candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos com 44% dos votos contra 22% para o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, garantindo que a disputa se estenda por mais algumas semanas ou meses, informam o jornal digital Huffington Post e a televisão americana CBS.
Desde 1980, o vencedor da prévia da Carolina do Sul é indicado candidato republicano à Casa Branca, lembra o jornal The Washington Post.
Romney era o franco favorito. Venceu em Novo Hampshire e perdeu por pequena margem em Iowa depois de ser declarado ganhador por apenas oito votos. É visto o mais elegível e o melhor adversário para bater o presidente Barack Obama, mas não é considerado suficientemente conservador pela direita do partido.
Quem ganha com isso é Obama. Enquanto os republicanos ficarem brigando entre si, darão munição à Casa Branca para a eleição de novembro de 2012.
No discurso da vitória, Gingrich disse que "Obama é um presidente tão fraco que faz Jimmy Carter parecer forte".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário