As bolsas da Europa operam em queda diante da notícia de rebaixamento das notas de crédito da França e de outros países que usam o euro como moeda pela agência de classificação de risco Standard & Poor's.
O jornal Le Monde acaba de confirmar o rebaixamento do crédito da França, que perde a nota máxima, citando como fonte a Agência France Presse, que teria recebido a notícia de um alto funcionário do governo francês.
A nota da França foi reduzida de AAA para AA+. Ainda está em grau de investimento, mas o país pode ser forçado a pagar juros mais altos para financiar sua dívida e ter dificuldades para contribuir para o Fundo Europeu de Estabilização Financeira e para o Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira, prejudicando todo o plano europeu para resolver a crise das dívidas públicas.
Outro país que perderia a nota máxima (AAA) seria a Áustria.
A crise das dívidas públicas se agravou ainda mais com o colapso das negociações entre a Grécia e seus credores para reduzir a dívida grega pela metade num calote organizado.
O euro caiu para US$ 1,27, a menor cotação em um ano e três meses.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário