As bolsas de valores da Europa fecharam em queda hoje diante de uma série de dados ruins sobre a economia do continente, abalada por uma crise das dívidas públicas, em contraste com os Estados Unidos, onde a recuperação se fortalece.
Em novembro, as vendas no varejo caíram 0,8% na Zona do Euro, formada por 17 países. No mesmo mês, as encomendas à indústria da Alemanha registraram baixa de 5%, neutralizando o impacto positivo que o aumento do emprego na maior economia europeia tinha causado na semana passada.
Na quinta-feira, o euro caiu a US$ 1,28, sua menor cotação desde setembro de 2010.
Os títulos da dívida pública da Itália com dez anos de prazo voltaram a pagar juros mais altos, acima de 7% ao ano, nível considerado insustentável, observa o jornal The Wall Street Journal. A Itália precisa rolar uma dívida de 200 bilhões de euros nos próximos meses.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário