Falta gás. Os cortes de energia elétrica são frequentes. Sob pressão das sanções internacionais, a inflação disparou para 37% ao ano em 2011. Depois de dez meses de revolta contra a ditadura de Bachar Assad, este inverno será duro na Síria mesmo para quem apoia o governo acusado por 5 mil mortes.
Na análise do jornal francês Le Monde, a economia síria está à beira do colapso. Este pode ser o golpe fatal num regime considerado insustentável pela maioria de seus vizinhos e a sociedade internacional.
A morte do jornalista francês Gilles Jacquier, atingindo por uma bomba quando cobria uma manifestação a favor de Assad, revoltou ainda mais a opinião pública mundial, que assiste em vídeos contrabandeados via YouTube um massacre cometido em nome do combate ao terrorismo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário