O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney confirmou hoje sua condição de favorito na disputa pela candidatura do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos em novembro de 2012, vencendo a eleição primária no estado do Novo Hampshire.
Romney precisava de uma boa vitória, com mais de 35% dos votos, para abrir vantagem sobre seus oponentes. Conseguiu 38%. Foi seguido pelo deputado libertário Ron Paul com 24% e pelo ex-governador Jon Huntsman com 17%.
O ex-senador de Pensilvânia Rick Santorum, derrotado por apenas oito votos por Romney nas convenções regionais republicanas do estado de Iowa, em 3 de janeiro, ficou com a imagem de herói por apenas uma semana.
Milionário, mórmon, Romney e considerado frio e distante, sem empatia com o cidadão comum que vai decidir a eleição. Para a direita republicana, não é tido como suficientemente conservador.
Por isso, uma boa vitória em Novo Hampshire era importante. A próxima eleição prévia será realizada em 21 de janeiro na Carolina do Sul, no início das primárias no Sul, uma região muito mais conservadora. Será um teste decisivo para Romney como franco favorito de um partido radicalizado e dividido, informa o jornal The New York Times.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário