Um amplo estudo realizado pelo governo dos Estados Unidos concluiu que o uso regular de maconha não causa danos aos pulmões.
O objetivo central da pesquisa era comparar o impacto de fumar maconha com o de fumar cigarros de tabaco. Durante mais de duas décadas, os pesquisadores monitoraram mais de 5 mil pessoas que fumaram pelo menos um baseado por dia.
A conclusão foi que, ao contrário do tabaco, a maconha não diminuiu a capacidade respiratória, informa o jornal The New York Times. Veja o artigo publicado pelos pesquisadores na revista científica Jama, da Associação Médica Americana.
Outra pesquisa, divulgada pelo governo americano em 15 de dezembro de 2011, apontou um aumento do consumo da droga entre jovens pela primeira vez desde 1981, com um de cada 15 estudantes secundaristas fumando maconha pelo menos uma vez por dia.
Mas os médicos advertem que o consumo da droga irrita as vias respiratórias, causando catarro e tosse, reduz a motivação e a atenção. É um fator de risco para acidentes. Seu uso continuado pode prejudicar a memória e o rendimento escolar.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário