A União Européia decidiu hoje, em reunião de cúpula de emergência, suspender toda a cooperação enquanto a Rússia ocupar a a ex-república soviética da Geórgia e ignorar a integridade territorial do país.
O presidente russo, Dimitri Medvedev, reconheceu a independência da Abcásia e da Ossétia do Sul, província rebeldes georgianas. Na prática, é uma anexação.
Uma missão da UE vai a Moscou e Tíflis, a capital georgiana para tentar ressuscitar o acordo de cessar-fogo proposto pela Europa e assinado pela Rússia e a Geórgia.
O acordo prevê o recuo das forças russas para a posição anterior ao conflito, ou seja, uma retirada total, e o respeito à integridade territorial da Geórgia. Sem a Abcásia, a Geórgia perde a metade de seu litoral.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário