terça-feira, 9 de setembro de 2008

Morales se reúne com comando do Exército da Bolívia

O presidente Evo Morales está reunido a portas fechadas com seu ministério e os comandantes do Exército e da Polícia Nacional da Bolívia. Eles examinam medidas para acabar com a violência em Santa Cruz de la Sierra e outras regiões do país governadas pela oposição.

Morales fez uma reforma ministerial ontem à noite. Trocou cinco ministros e declarou que está aberto ao diálogo para resolver a crise entre o governo central e cinco departamentos que lutam por autonomia regional.

Não foi suficiente para conter a fúria dos oposicionistas do departamento de Santa Cruz, o mais rico da Bolívia.

Desde a manhã de hoje, os autonomistas enfrentam a Polícia e o Exército numa verdadeira batalha campal nas ruas de Santa Cruz de la Sierra. A oposição tomou a Empresa Nacional de Telecomunicações, a Receita Federal e o Instituto Nacional de Reforma Agrária da Bolívia.

Os oposicionistas também ocuparam aeroportos nos departamentos de Bêni e Pando, e a Superintendência de Hidrocarbonetos do departamento de Tarija, responsável por 85% da produção de gás da Bolívia. Eles ameaçaram cortar o fornecimento para o Brasil e a Argentina.

Em nota distribuída hoje à tarde, a Petrobrás informa que até o momento não houve nenhuma interrupção no recebimento de gás boliviano.

Nenhum comentário: