O arcebispo Desmond Tutu, ganhador do Prêmio Nobel da Paz 1984 pela luta pacífica contra o regime segregacionista do apartheid, acusou hoje a atual liderança do Congresso Nacional Africano de transformar o país numa "república de bananas" ao derrubar o presidente Thabo Mbeki sete meses antes do final do mandato.
Mbeki anunciou sua renúncia no domingo, 21 de setembro de 2008, agradecendo à nação pela oportunidade de servir no partido de Nelson Mandela, depois de perder o apoio do CNA. No final do ano passado, ele perdera a eleição para a liderança do partido para o ex-vice-presidente Jacob Zuma, afastado por Mbeki por suspeita de corrupção num negócio de compra de armas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário