segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Bolsas sobem com intervenção no mercado imobiliário

O mercado internacional reagiu positivamente à intervenção do governo dos Estados Unidos nas duas maiores empresas do setor imobiliário do país. Freedie Mac e Fannie Mae não fazem empréstimos diretos aos compradores de casa própria; financiam e dão garantias de crédito a bancos e instituições que emprestam aos mutuários.

No domingo, o secretário do Tesouro americano, Henry Paulson, anunciou que o órgão regulador está assumindo o controle das duas companhias quase-estatais para evitar um agravamento ainda maior da crise na maior economia do mundo.

O Tesouro americano pode aplicar até US$ 200 bilhões para salvar Freddie Mac e Fannie Mae. Vai comprar ações preferenciais das duas empresas e títulos de crédito hipotecário emitidos por elas.

Hoje, a porta-voz da Casa Branca garantiu que, assim que as empresas forem saneadas, a maior preocupação será recuperar o dinheiro público.

A medida foi aprovada pelo mercado internacional, a começar pelas bolsas de valores da Ásia, onde Tóquio subiu 4,1%. Na Europa, Londres teve alta de quase 4%. Em Nova Iorque,o Índice Dow Jones se valorizou em 2,58%, com destaque para ações de bancos e instituições financeiros, com a exceção de Fannie Mae e Freddie Mac, que perderam mais de 80% do valor.

Nenhum comentário: