Em sua ofensiva para restaurar o poder imperial das eras czarista e soviética, o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, ofereceu hoje cooperação nuclear ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Durante a visita a Moscou, Chávez assinou acordos de cooperação energética e para realizar manobras militares conjuntas no Mar do Caribe, provavelmente em novembro.
Com a renda do petróleo, o caudilho venezuelano está reequipando suas Forças Armadas. Desde 2005, já comprou da Rússia caças a jato, tanques e rifles de assalto Kalachnikov no valor de US$ 4,4 bilhões.
Agora, estaria interessado em sistemas de defesa antiaérea, blindados e mais aviões de combate.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário