Depois de um anúncio no início da tarde de que os dois grandes partidos tinham chegado a um acordo no Congresso para aprovar o plano de US$ 700 bilhões para tirar os Estados Unidos da crise econômica, a negociação emperrou no final da tarde.
A bancada republicana na Câmara, que precisa enfrentar as eleições de 4 de novembro, resiste em dar um cheque em branco a um governo desastroso comandado por um presidente extremamente impopular.
O Partido Democrata tentou chegar a um acordo antes que o candidato republicano à Casa Branca, senador John McCain, aparecesse para bancar o grande líder que participaria das negociações para resolver a crise, colocando-se acima dos partidos.
Com a jogada eleitoreira de McCain, tentando tirar partido de uma crise que devolveu a liderança nas pesquisas a Obama, numa aposta de alto risco, o plano americano foi para o limbo.
As negociações recomeçam amanhã às 11h30 em Washington, 12h30 pelo horário de Brasília.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário