segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Unasul tenta pacificar a Bolívia

A reunião de cúpula da União de Nações da América do Sul (Unasul) realizada nesta segunda-feira, 15 de setembro de 2008, em Santiago do Chile para discutir uma solução ao conflito político na Bolívia, terminou após seis horas de reunião com o apoio unânime ao governo constitucional boliviano, rejeitando qualquer tentativa de divisão do país.

Por conenso, os nove presidentes presentes em Santiago aprovaram a Declaração do Palácio de La Moneda. Uma comissão aberta a todos os países da Unasul será presidida pelo Chile, que ocupa a presidência rotativa do bloco. Vai acompanhar o processo de negociação iniciado em La Paz.

No texto, os líderes da região dão "seu mais pleno e decidido apoio ao governo constitucional do presidente Evo Morales, cujo mandato foi ratificado por ampla maioria".

O documento é assinado pelos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; da Argentina, Cristina Kirchner; da Bolívia, Evo Morales; do Chile, Michelle Bachelet; da Colômbia, Álvaro Uribe; do Equador, Rafael Correa; do Paraguai, Fernando Lugo; do Uruguai, Tabaré Vázquez; e da Venezuela, Hugo Chávez; e pelo ministro das Relações Exteriores do Peru, que representou o presidente Alan García, único chefe de Estado ausente.

Nenhum comentário: