Em mais um passo para implantar "o socialismo do século 21", o presidente Rafael Correa venceu hoje o referendo para aprovar uma nova Constituição no Equador. As pesquisas de boca-de-urna indicam uma vitória do Sim por 70% a 25%.
Será a 20ª Constituição do Equador, que teve três presidentes derrubados nos últimos dez anos.
Entre outras coisas, a nova carta permite a reeleição de Correa até 2017, amplia os poderes do presidente, reduz os poderes do Congresso e do Exército, legaliza a união homossexual e proíbe a existência de bases militares estrangeiras no país.
O Equador tem uma base americana em Manta, mas o acordo vence em 2009 e o presidente Correa já avisou os Estados Unidos de que não será renovado.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário