No terceiro vôo espacial tripulado da China, a nave Shenzhou VII partiu hoje da base de lançamentos de Jiuquã, em meio ao deserto, na província de Gansu. Sua tripulação vai realizar o primeiro passeio espacial fora da nave de um astronauta chinês.
A nave entrou em órbita 20 minutos depois, para júbilo do presidente Hu Jiantao, presente no centro espacial. Hu descreveu o sucesso do lançamento como "outro grande feito do povo chinês na sua escalada rumo ao pico da ciência e da tecnologia mundial".
O chefe da missão, astronauta Zhai Zigang, é o novo herói chinês. Piloto da força, ele é apresentado pela agência oficial de notícias Nova China como um dos cinco filhos de uma família pobre do Nordeste do país. A mãe vendia sementes de melão fritas para financiar seus estudos
Como é uma grande jogada de propaganda, a mídia oficial chinesa não pára de dar detalhes da missão. Os três astronautas terão 80 opções de comida a bordo da Shenzhen VII, inclusive kung-pao, uma galinha apimentada especial.
Embora o governo chinês afirme que seu programa espacial tem objetivos puramente científicos e tecnológicos, os Estados Unidos e o Japão ficaram preocupados desde que a China destruiu um satélite meteorológico obsoleto com um míssil, no ano passado.
O primeiro passeio foi feito pelo soviético Alexei Leonov em 18 de março de 1965. Ele ficou 12 minutos no espaço. Em 3 de junho, a façanha foi igualada pelo americano Edward White, que morreria no acidente da Apolo I, em 1967.
Agora, é a vez da China. O primeiro passeio espacial chinês está previsto para sábado.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário