sábado, 27 de setembro de 2008

Pelosi anuncia acordo sobre plano nos EUA

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a deputada Nancy Pelosi, anunciou hoje à noite que os líderes dos Partidos Republicano e Democrata chegaram a um acordo para aprovar o plano de salvação da economia americana.

O acordo chegou a ser anunciado durante a semana. Durante uma reunião do presidente George Bush com os dois candidatos à Casa Branca e os líderes do Congresso na Casa Branca, na quinta-feira, a bancada republicana na Câmara, temendo uma derrota ainda maior do que a prevista nas eleições de 4 de novembro, se recusou a aprovar qualquer projeto que usasse dinheiro público para salvar empresas da Wall Street.

Do lado democrata, Pelosi sempre deixou claro que a oposição concorda com o plano porque a crise exige uma solução urgente, mas é um plano do secretário do Tesouro de Bush, Henry Paulson, para enfrentar uma crise surgida no governo Bush.

Assim, o preço político a ser pago por aprovar um plano que pode custar US$ 700 bilhões ao contribuinte americano, US$ 2.333 por pessoa, precisa ser dividido entre os partidos.

Nenhum comentário: