A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a deputada Nancy Pelosi, anunciou hoje à noite que os líderes dos Partidos Republicano e Democrata chegaram a um acordo para aprovar o plano de salvação da economia americana.
O acordo chegou a ser anunciado durante a semana. Durante uma reunião do presidente George Bush com os dois candidatos à Casa Branca e os líderes do Congresso na Casa Branca, na quinta-feira, a bancada republicana na Câmara, temendo uma derrota ainda maior do que a prevista nas eleições de 4 de novembro, se recusou a aprovar qualquer projeto que usasse dinheiro público para salvar empresas da Wall Street.
Do lado democrata, Pelosi sempre deixou claro que a oposição concorda com o plano porque a crise exige uma solução urgente, mas é um plano do secretário do Tesouro de Bush, Henry Paulson, para enfrentar uma crise surgida no governo Bush.
Assim, o preço político a ser pago por aprovar um plano que pode custar US$ 700 bilhões ao contribuinte americano, US$ 2.333 por pessoa, precisa ser dividido entre os partidos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário