O Querido Líder Kim Jong Il foi o grande ausente da festa de 60 anos de fundação da República Popular Democrática da Coréia, mais conhecida como Coréia do Norte, último país do mundo sob um regime stalinista linha-dura. Tudo indica que Kim esteja doente.
Em Washington, o governo dos Estados Unidos informou que o ditador norte-coreano pode ter sofrido um acidente vascular-cerebral, mas os americanos não vêem sinais de uma luta pelo poder em Pionguiangue.
Kim Jong Il sucedeu ao pai, o Grande Líder Kim Il Sung, fundador da Coréia do Norte, em 1948, quando foi oficializada a divisão do país, que já existia na prática desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário