segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Rússia promete mais uma vez sair da Geórgia

Durante encontro com uma missão da União Européia chefiada pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy, o presidente Dimitri Medvedev garantiu mais uma vez que as forças russas que invadiram a ex-república soviética da Geórgia serão retiradas em até 10 dias após a chegada de 200 observadores da União Européia. Eles serão encarregados de monitorar o cessar-fogo.

Sarkozy insistiu que em uma semana não haverá mais postos de controle militar dos russos em Senaque e no porto de Pôti, Géorgia, e dentro de um mês todas as forças russas devem sair do território georgiano, com exceção das províncias rebeladas da Abcásia e da Ossétia do Sul, onde posavam como força de paz da Comunidade de Estados Independentes, que reúne as ex-repúblicas soviética.

O presidente francês propôs ainda a realização de uma conferência internacional sobre o futuro das províncias rebeldes. Medvedev foi inflexível, reafirmando o reconhecimento apressado da suposta independência da Abcásia e da Ossétia do Sul, que na prática foram anexadas pela Federação Russa.

Como as promessas, sempre feitas por Medvedev, nunca são cumpridas, reforça-se a suspeita de que o verdadeiro poder por trás do trono ainda é Vladimir Putin, agora oficialmente primeiro-ministro da Rússia

Nenhum comentário: