Todo de preto e de balaclava, Matti Saari invadiu a Escola de Hotelaria de Kauhajoki e fez o que prometera fazer em vídeos colocados no YouTube: matou dez colegas e se suicidou.
Na véspera, a polícia da pacata cidade do interior da Finlândia interrogara o estudante de 22 anos sobre os vídeos postados na Internet, mas não viu motivo para revogar sua licença para portar armas de fogo.
Como foi o segundo massacre desse tipo em menos de um ano na Finlândia, o primeiro-ministro Matti Vanhanen reconhece que é hora de realizar um amplo debate nacional sobre a legislação que permite portar armas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário