Os Estados Unidos trocaram a ideologia pelo pragmatismo.
Um dos presidentes mais conservadores da história americana, George Walker Bush precisou explicar hoje a maciça intervenção econômica de seu governo nos mercados financeiro e imobiliário como necessária para "restaurar a confiança", "um fator humano essencial" para a recuperação da maior economia do mundo.
Depois de pregar o liberalismo econômico durante oito anos, este governo republicano prepara-se para empenhar até US$ 1 trilhão, pela estimativa inicial, na limpeza das sujeira nos mercados imobiliário e financeiro.
Como disseram com ironia alguns deputados republicanos ultraconservadores, "bem-vindos à República Socialista Soviética dos Estados Unidos. Os camaradas George Bush, Ben Bernanke e Henry Paulson os saúdam".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário