O jornalista russo Magomed Ievloiev, dono do website de oposição www.ingushetiya.ru, morreu domingo baleado pela polícia depois de ser preso. Ele era um crítico importante do governo da república da Inguchétia, apoiado pelo Kremlin.
A república da Inguchétia é uma das 89 unidades da Federação Russa. Fica entre a Ossétia do Norte e a Chechênia, no Norte do Cáucaso.
Ievloiev é o mais importante jornalista russo assassinado desde a morte de Anna Politkovskaia, em outubro de 2006.
Há dois meses, o Comitê de Proteção aos Jornalistas, com sede em Nova Iorque, nos EUA, descreveu a Inguchétia como "uma terra sem lei, onde os inimigos da liberdade podem atacar jornalistas com total impunidade".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário