O auto-intitulado Conselho Nacional pela Democracia (Conalde) decidiu intensificar o bloqueio de estradas nos cinco departamentos da Bolívia que fazem oposição ao governo central do presidente Evo Morales: Santa Cruz, Bêni, Chuquissaca, Pando e Tarija. Também ameaçou cortar o gás exportado pela Bolívia para a Argentina e o Brasil.
A decisão foi tomada depois de uma noite de batalha campal em Trinidad, no departamento de Bêni, onde manifestantes a favor de Morales, quase todos indígenas, foram atacados e expulsos do centro da cidade. Houve ataques claramente racistas distribuídos pelas agências internacionais de televisão.
O ministro do Governo, Alfredo Rada, condenou os atos de violência e os bloqueios de estrada afirmando que eles não têm a aprovação da maioria do povo boliviano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário