O presidente Dimitri Medvedev afirmou hoje que a Rússia não quer conflito com os Estados Unidos e a Europa, mas considerou irreversíveis as independências da Abcásia e da Ossétia do Sul, duas províncias da ex-república soviética da Geórgia rebeladas com apoio russo.
Só dois países - a Bielorrússia e a Venezuela - reconheceram as independências. Na semana passada, a Rússia tentou angariar apoio na Organização de Cooperação de Xangai. Mas a China, que enfrenta movimentos separatistas nas regiões autônomas do Tibete e de Xinjiang, reiterou um dos princípios básicos de sua política externa, o respeito à integridade territorial de outros países. Negou apoio ao Kremlin.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário