O presidente da Bolívia, Evo Morales, foi cercado por oposicionistas durante visita ao departamento de Bêni, na Amazônia, um dos quatro que lutam por autonomia, como noticiou a TV Brasil no encerramento do Repórter Brasil desta noite.
Com os dois aeroportos próximos de Guayaramerín, onde ele estava, bloqueados, os oposicionistas impediram a chegada de combustível para reabastecer o helicóptero venezuelano cedido pelo presidente Hugo Chávez a seu colega boliviano
Morales foi para uma base militar brasileira na cidade vizinha de Guajará Mirim, em Rondônia, até que um avião da Força Aérea Boliviana o resgatasse.
A tensão é cada vez maior na Bolívia. Esgotou-se o prazo para o presidente convocar um referendo para aprovar a nova Constituição. As oposições exigem autonomia regional, o repasse do imposto direto sobre hidrocarbonetos (gás e petróleo) para as regiões produtoras e aumento no preço do gás vendido ao Brasil e à Argentina.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário