Dez soldados franceses foram mortos ontem pela milícia fundamentalista dos Talebã (Estudantes). Foi o pior incidente isolado contra forças estrangeiras desde que os Estados Unidos e aliados invadiram o Afeganistão, em outubro de 2001, para vingar os atentados de 11 de setembro de 2001, cometidos pela rede terrorista Al Caeda, protegida pelo regime islamita que governava o país.
Os franceses foram alvo de uma embosca nos arredores da capital. Imediatamente, o presidente Nicolas Sarkozy foi ao Afeganistão, onde reafirmou sua política de aumentar o envolvimento da França na guerra contra o terrorismo. Ele disse aos soldados que o país tem um compromisso com a luta pela liberdade.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário