O presidente da Ucrânia, Victor Iuvchenko, quer renegociar com a Rússia o acordo sobre a Frota do Mar Negro, uma parte importante das Forças Armadas da União Soviética que foi objeto de disputa entre as suas duas principais repúblicas quando a URSS acabou, em 1991. Não quer que seu território seja usado para atacar outros países.
Neste momento de alta tensão por causa da invasão russa na Geórgia a pretexto de proteger cidadãos russos, a Ucrânia teme ser o próximo alvo do neoimperialismo russo. Na região da Criméia, onde está baseada a Frota do Mar Negro, com diversos navios de guerra da Rússia, a maioria da população (70%) é russa.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário