terça-feira, 26 de agosto de 2008

Rússia reconhece Abcásia e Ossétia do Sul

Apesar dos protestos da Europa e dos Estados Unidos, o presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, assinou decreto hoje reconhecendo a independência de duas províncias rebeldes da ex-república soviética da Geórgia, a Abcásia e a Ossétia do Sul.

Sob o pretexto de evitar um novo conflito armado e salvar vidas, Medvedev tomou uma medida anunciada desde que o Ocidente reconheceu a independência da ex-província sérvia do Kossovo. O presidente da Geórgia, Mikheil Saakachvili, comparou a atitude russa com as anexações feitas pela Alemanha de Hitler e a União Soviética de Stalin.

Em Tisquinvale, a capital da Ossétia do Sul, a população festejou com bandeiras russas e ossétias.

Durante visita ao Oriente Médio, a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, acusou a Rússia de violar resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre as províncias rebeladas, que reconhecem a integridade territorial da Geórgia.

Em Talín, capital da ex-república soviética, a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, considerou inaceitável a divisão da Geórgia e pediu uma solução negociada.

Para o embaixador russo na ONU, Vitali Churkin, ao bombardear a Ossétia do Sul na noite de 7 para 8 de agosto, o presidente georgiano acabou com a possibilidade de reintegrar as províncias à Geórgia.

Nenhum comentário: