As duas câmaras do Parlamento da Rússia aprovaram hoje uma resolução recomendando o presidente Dimitri Medvedev a reconhecer a independência da Ossétia do Sul e da Abcásia, duas províncias rebeldes que querem se separar da ex-república soviética da Geórgia.
Primeiro, foi o Conselho de Federação, uma espécie de Senado não-eleito do qual fazem parte os governadores das 89 unidades administrativas da Federação Russa. A votação foi unânime.
Em seguida, o projeto foi discutido no plenário da Duma do Estado, a Câmara dos Deputados da Rússia. Lá, os dirigentes rebeldes - Serguei Bagapsh, da Abcásia; e Eduard Kokoiti, da Ossétia do Sul -, ambos suspeitos de ligações com a máfia russa, defenderam a independência alegando que seus povos não poderão jamais viver sob um governo georgiano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário