segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Israel liberta 198 prisioneiros palestinos

Num gesto para fortalecer o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, considerado um parceiro confiável para retomar o processo de paz, o governo de Israel libertou hoje 198 prisioneiros palestinos ligados à Organização para a Libertação da Palestina (OLP), liderada por Abbas. Cerca de 11 mil palestinos continuam presos em Israel.

Desde o amanhecer, os palestinos se concentraram na Mukata, o palácio presidencial da ANP, em Ramala, na Cisjordânia. A festa começou muito antes dos ônibus com os prisioneiros chegarem.

Entre os libertados, estava o mais antigo prisioneiros palestino detido em Israel, Said al-Atabeh, da Frente Democrática pela Libertação da Palestina (FDLP), um grupo mais radical dentro da OLP do que al-Fatah (A Luta), o partido do falecido Yasser Arafat e de Abbas.

Preso em 1977, al-Atabeh foi condenado à prisão perpétua pela explosão de uma bomba que matou uma mulher e feriu diversas outras pessoas. Em Nablus, também na Cisjordânia, sua mãe chorou ao vê-lo livre na televisão em transmissão ao vivo, sendo recebido pelo presidente Abbas.

Na Faixa de Gaza, militantes do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) exigem a libertação de seus presos. Mas a libertação foi claramente uma jogada de Israel para isolar o Hamas.

Enquanto isso, a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, chegava a Israel para retomar as negociações de paz.

Nenhum comentário: