A Rússia declarou hoje que concluiu a retirada das forças que invadiram há uma semana a ex-república soviética da Geórgia, mas os Estados Unidos e a França protestaram, alegando que Moscou está violando os termos do cessar-fogo.
Os russos pretendem manter como "força de paz" os soldados que já estavam estacionados nas províncias rebeladas da Ossétia do Sul e da Abcásia.
Além disso, a Rússia está criando uma zona de segurança ao redor das províncias rebeldes, o que inclui a expulsão em massa de velhos georgianos que não haviam fugido dos combates.
O presidente da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Alexander Stubb, ministro das Relações Exteriores da Finlândia, denunciou a violação do Direito Internacional. Mas ninguém deu muito importância.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário