A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, assinou hoje em Varsóvia o documento de adesão da Polônia ao sistema de defesa antimísseis dos Estados Unidos mais conhecido como Guerra nas Estrelas. Um interceptador de mísseis será instalado na Polônia.
Quando chegou ao poder, há nove meses, o primeiro-ministro liberal Donald Tusk tinha certa relutância em aceitar a proposta americana por medo de fustigar a Rússia. Depois da invasão da Geórgia, a Polônia resolveu se proteger sob o escudo americano.
Tusk leu trechos do acordo em que os EUA se comprometem a garantir a segurança da Polônia, ameaçada pelo subcomandante do Estado-Maior russo, general Anatoli Nogovitsin, com um ataque nuclear se instalar o interceptador.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário