O ex-dissidente soviético Alexander Soljenitsin, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, morreu hoje aos 89 anos, informou seu filho.
Durante duas décadas, Soljenitsin foi, ao lado de outro intelectual brilhante, o físico Andrei Sakharov, um dos maiores símbolos da resistência contra a tirania representada pelo regime comunista soviético.
Sua obra mais importante, O Arquipélago Gulag, escrita secretamente na antiga União Soviética e publicada em Paris nos anos 70, é a maior denúncia contra os campos de trabalhos forçados instituídos sob a ditadura de Josef Stalin.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário