Prisioneiros palestinos feridos foram submetidos a interrogatórios e pressionado a se tornarem informantes de Israel antes de serem atendidos, denunciou o grupo Médicos pelos Direitos Humanos-Israel.
O relatório observa que "os pacientes palestinos se tornaram um alvo importante para os serviços secretos coletarem informações e recrutarem informantes". Esse esforço ficou ainda mais importante depois que o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) assumiu o controle da Faixa de Gaza, em junho de 2007.
Na opinião dos médicos israelenses, esta atitude dos agentes israelenses viola a 4ª Convenção de Genebra, que proíbe expressamente pressionar civis para obter informações.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário