segunda-feira, 18 de agosto de 2008

General Musharraf pode renunciar no Paquistão

Sob pressão de uma ameaça de processo de impeachment, o ditador do Paquistão, general Pervez Musharraf, anunciou que fará hoje um pronunciamento à nação em cadeia nacional de rádio e televisão.

Há rumores de que Musharraf estaria negociando uma renúncia em troca do fim do processo. Ele chegou ao poder em 1999, derrubando o primeiro-ministro Nawaz Sharif, que tentara destituí-lo.

No final do ano passado, para conseguir sua terceira reeleição, Musharraf afastou vários juízes superiores, inclusive o presidente do Supremo Tribunal do Paquistão.

Aliado essencial dos Estados Unidos na guerra contra o terrorismo, porque o Paquistão é o único país muçulmano com armas nucleares e foco de grande agitação jihadista, Musharraf seria o guardião dessas armas. Por uma articulação americana, ele ficaria na presidência e Benazir Bhutto seria primeira-ministra pela terceira vez.

Mas um atentado matou Benazir em 27 de dezembro de 2007. Musharraf, isolado, teve de deixar o comando do Exército para cumprir um terceiro mandato. Na política paquistanesa, pode ser decisivo.

Nenhum comentário: