Sob intensa pressão do Ocidente, a Rússia anunciou hoje a intenção de iniciar nesta segunda-feira a retirada das forças que invadiram a ex-república soviética da Geórgia na sexta-feira, de 8 de agosto de 2008.
A promessa foi feita por telefone pelo presidente russo, Dimitri Medvedev, a seu colega francês, Nikolas Sarkozy, que ocupa até o final do ano a presidência rotativa de União Européia.
Mas o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Duma do Estado, deputado Konstantin Kossachev, declarou que as tropas russas sairão da Geórgia "mais cedo ou mais tarde", quando estiver "assegurado que os georgianos não vão continuar a usar a força" contra as províncias rebeladas da Abcásia e da Ossétia do Sul.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário