As florestas naturais intocadas absorvem até três vezes mais gases carbônicos do que estimado anteriormente e 60% a mais do que as florestas plantadas, concluiu uma nova pesquisa da Universidade Nacional da Austrália. Seu papel no combate ao aquecimento global é ainda mais importante.
"Na Austrália, e provavelmente no mundo inteiro", afirma o relatório, "a capacidade das florestas naturais de absorver carbono é subestimada e portanto desconsiderada nas avaliações econômicas e no debate político".
O relatório Carbono Verde: a papel das florestas naturais na armazenagem do carbono argumenta que o Protocolo de Quioto e o Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima não fazem distinção entre florestas naturais ou plantadas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
terça-feira, 5 de agosto de 2008
Florestas virgens absorvem mais carbono
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário