terça-feira, 5 de agosto de 2008

Metade dos primatas está ameaçada de extinção

Quase a metade, 48% das espécies e subespécies de primatas, a ordem a que pertencem os macacos e os seres humanos, estão ameaçados de extinção, revela um estudo da União Internacional para a Preservação da Natureza (IUCN). As principais causas são a caça e a destruição das florestas.

"Temos dados consistentes para mostrar que a situação é muito mais grave do que se imaginava", afirmou o professor Russell Mittermeier, especialista da IUCN.

Há cinco anos, usando critérios diferentes, os cientistas estimaram que 39% dos primatas estariam com a sobrevivência ameaçada.

A ameaça vem principalmente da destruição ao ambiente natural dos primatas, com as queimadas e o o desmatamento das florestas tropicais, e também da caça para comer sua carne. Algumas espécies estariam sendo "literalmente devoradas rumo à extinção", alerta a IUCN.

Em algumas regiões da África, observou Mittermeier, "a carne de gorilas, chimpanzé e outros macacos vale mais do que carne de gado, aves ou pescado".

O desmatamento abre caminho para os caçadores. Assim, as duas ameaças se reforçam.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nelson, sou professora doutora da UERJ, e acompanho a destruição das jaqueiras na mata da floresta da Tijuca, acarretando a fome generalizada entre os animais silvestres( macacos em geral, pássaros e outros)porque a jaca é a maior fonte de alimento deles.
Procuro ajuda, eu e mais algumas pessoas, para denunciar ao mundo este projeto desembestado do IBAMA.