O presidente Alan García decretou estado de emergência em três províncias de três departamentos da Amazônia peruana e ameaçou enviar o Exército para romper o bloqueio a estradas e a uma hidrelétrica armado por tribos indígenas insatisfeita com um decreto que facilita a venda de terras para estrangeiros e, na sua opinião, ameaça seu controle sobre terras ancestrais.
Para os índios, o decreto é uma manobra do governo do Peru para facilitar a aprovação de um acordo de livre comércio com os Estados Unidos no Congresso americano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário