domingo, 24 de agosto de 2008

Fantasma de Hillary assombra convenção democrata

A campanha do senador Barack Obama teme que a obstinação dos partidários da candidatura da senadora Hillary Clinton em marcar posição acabe por tirar o brilho da convenção nacional que vai oficializar Obama como candidato do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos em 4 de novembro de 2008.

Uma convenção bem-sucedida costuma dar ao candidato um impulso de cinco a dez pontos percentuais nas pesquisas de opinião. A convenção democrata será realizada em Denver, no Colorado. Começa nesta segunda-feira, 25 de agosto, e vai até a quinta-feira, 28 de agosto, quando Obama fará o discurso aceitando a indicação.

Com uma vantagem estreita sobre o candidato republicano, senador John McCain, apesar da crise econômica e da impopularidade do presidente George Walker Bush, Obama precisa reafirmar na convenção o talento de orador e o carisma que o levaram a derrotar a poderosa máquina eleitoral do casal Clinton, que era considerada imbatível.

O medo dos partidários de Obama é que mais uma vez o peso dos Clinton desvie parcialmente a atenção que deveria estar concentrada no verdadeiro candidato à Casa Branca e no seu companheiro de chapa, o senador Joseph (Joe) Biden, apresentado oficialmente num comício sábado em Springfields, Illinois.

Hillary fala na segunda-feira e negociou a exibição de um pequeno documentário sobre sua vida e carreira, distinção normalmente restrita a candidatos. O ex-presidente Bill Clinton (1993-2001) discursa na quarta-feira, e os partidários de Hillary ainda pretendem fazer uma declaração de voto.

Nenhum comentário: