A ex-república soviética da Geórgia rompeu hoje relações diplomáticas com a Rússia, declarando-a um país invasor. O presidente Mikheil Saakachvili acusou os russos de destruírem a infra-estrutura de seu país.
Em Paris, o ministro das Relações Exteriores francês, Bernard Kouchner, negou que a França tenha proposto a adoção de sanções contra a Rússia, que reagiu negativamente.
Na segunda-feira, a União Européia decide o que fazer diante da invasão da Geórgia. A maior pressão por sanções vem dos países da Europa Oriental que faziam parte da União Soviética ou do bloco soviético, a Polônia e as ex-repúblicas soviéticas da Estônia, Letônia e Lituânia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário